9 sintomas que provam que você está estressado
9 sintomas que provam que você está estressado
O estresse pode ser um problemão para a saúde. Por isso, é importante ficar atento aos “recados” enviados pelo organismo.
O estresse pode ser um problemão para a saúde. Por isso, é importante ficar atento aos “recados” enviados pelo organismo.
O estresse pode ser entendido como um sinal de alerta, sabia? Para nos proteger, o corpo envia sinais físicos e emocionais, fazendo com que fiquemos ligados a tudo o que se passa ao nosso redor. Se não fosse por esse mecanismo fisiológico, nossos ancestrais não saberiam o que fazer caso tivessem um encontro inesperado com um animal e nós não suportaríamos as pressões do dia a dia, por exemplo.
O problema, no entanto, é quando essa tensão se torna crônica. Ao entrar na fase seguinte ~ chamada de resistência ~, o estresse passa a ser um problemão para a saúde. Por isso, é importante ficar atento aos “recados” enviados pelo organismo, ok? #FicaaDica
Veja alguns sinais de estresse que afetam diretamente o seu bem-estar:
Alterações de humor
É um dos sintomas mais comuns. Se você anda perdendo a cabeça com mais facilidade e o seu estado de espírito muda com frequência, indo de uma tranquilidade inabalável para uma raiva aguda em questão de minutos, é hora de procurar ajuda, hein?
Ansiedade
Um dos principais sintomas de estresse psicológico. Além da ansiedade, medo, impaciência e nervosismo são alguns indícios de que você anda tenso demais.
Dores pelo corpo
Pessoas estressadas costumam sofrer com dores generalizadas, provocadas pela contração dos músculos. A cefaleia, popularmente conhecida como dor de cabeça, por exemplo, é agravada por crises de estresse.
Cansaço
Um período longo de exposição a situações estressantes pode minar nossas energias. E a disposição para realizar atividades simples e rotineiras vai diminuindo, diminuindo...
Insônia
Pessoas estressadas têm dificuldade para dormir. Isso acontece porque o hormônio do estresse mantém o corpo alerta, impedindo um período bom de descanso.
Queda de cabelo
Olhe o hormônio do estresse atacando mais uma vez. Ele consegue alterar as células, afinando os fios de cabelo. Assim, ficam mais propensos a cair.
Aumento de peso
O estresse pode ser medido na balança, sabia? E a ciência provou isso. A sensação de saciedade é alterada e a pessoa passa a comer mais.
Doenças recorrentes
O sistema imunológico também é afetado pelo estresse. Por isso, o corpo fica mais vulnerável à ação de vírus e bactérias.
Memória
Não sabe onde deixou a chave de casa? Esqueceu de realizar alguma tarefa? Isso pode ser resultado de uma carga elevada de estresse, que prejudica o armazenamento de informações no cérebro.
E agora, o que fazer?
Em muitos casos, os sinais físicos e emocionais de estresse são tão fortes que só são diminuídos com um acompanhamento médico. O tratamento chega a incluir o uso de medicamentos.
Para que a situação não chegue a esse estado, basta adotar algumas medidas simples para aliviar a tensão. Uma dica? Encontre atividades que lhe dão prazer. Escute música, assista a filmes, pratique atividades físicas, saia com amigos ou com a família...
Outra sugestão é apelar para o poder da oração. Nesses momentos, a prece lhe trará tranquilidade e fará com que você não se desequilibre. Encontre o silêncio da Alma e peça a Deus a Sua proteção e a Sua Luz para que você não entre nessa vibração. =D
“O Papa reza, o Dalai-Lama medita, Chico Xavier orava, os rabinos entoam suas súplicas, os evangélicos cantam seus louvores a Deus, os islâmicos recitam o Corão Sagrado... O que é a Prece senão o Amor que se dispõe para grandes feitos? Um irmão ateu, quando medita e pratica um ato que beneficia a coletividade, está orando. Em Crônicas e Entrevistas, escrevi que orar e meditar se assemelham. Rezar não é uma ação simplesmente figurativa. É o mais forte instrumental que a essência humana, o Capital Divino, possui. O monge alemão Tomás de Kempis (1380-1471) grafou, em Imitação de Cristo: 'Sublime é a arte de conversar com Deus'", enfatiza o educador Paiva Netto, sobre o caráter ecumênico deste importante ato.
Leia também os artigos de Paiva Netto: A força da oração e Ateu também pode orar.
Sem desculpas para cuidar de si mesmo, hein?
Então, #BoraMudar!