10 Tombas-Gigantes da Taça de Portugal
10 Tombas-Gigantes da Taça de Portugal
A Taça de Portugal é uma competição decididamente feita para os Tomba-Gigantes... o que há a perder para além de uma eliminatória?
Escolhemos desde os típicos tomba-gigantes aos que conquistaram a Taça de Portugal de uma forma inexplicável ou que realizaram uma caminhada imparável
10 Tomba-Gigantes dos últimos 20 anos!
A Taça de Portugal é uma competição decididamente feita para os Tomba-Gigantes... o que há a perder para além de uma eliminatória?
Escolhemos desde os típicos tomba-gigantes aos que conquistaram a Taça de Portugal de uma forma inexplicável ou que realizaram uma caminhada imparável
10 Tomba-Gigantes dos últimos 20 anos!
As Chaves para derrotar os Grandes!
Sporting CP e FC Porto tiveram o "azar" de apanhar o enorme GD Chaves na Taça de Portugal em 2017. A equipa transmontana "aguentou" a pressão de jogar contra dois históricos do futebol português e fez das "tripas-coração" conquistando a vitória nos penaltis aos Dragões e derrotando os Leões num grande golo de Ponck. Na meia-final caíram perante um golo de Moussa Marega, que ditou o final das duas mãos num empate 3-3, mas com vantagem para os rivais do Vitória de Guimarães
E aqui nasceu Portugal!
O Vitória SC, mais conhecido como "Guimarães", realizou uma caminhada estupenda até à conquista do troféu em 2012/2013. Sobreviveu três idas ao prolongamento e duas marcações de grandes penalidades frente ao Setúbal, Marítimo e Braga... nas meias-finais tiveram o par de jogos até mais fácil ante o Belenenses para depois "levar" com o SL Benfica de Jorge Jesus na final. O encontro começou mal com um golo de Gaitán, mas uma segunda-parte de luxo deu vitória aos vimaranenses... Soudani e Ricardo Pereira foram os "heróis" de uma tarde inesquecível!
A última grande lição... antes do interregno
Quem diria que a Académica em 2012 iria estar na final da Taça de Portugal? Quase ninguém. Numa equipa onde despontava Marinho, Diogo Valente e, principalmente, Adrien Silva, a Académica foi de par em passo até chegar à final. Derrotou o FC Porto por 3-0 e depois foi somando vitórias até chegar à final onde esperava o Sporting CP. Num jogo inteligente, frio e eficaz, a Académica venceu com um golo de Marinho aos 4'... quem diria que em 2017 estariam a lutar pela sobrevivência financeira e desportiva na Segunda Liga?
Jovem Atlético surpreende Ancião do Porto
Jesualdo Ferreira tinha chegado nesse ano ao Dragão e acabou por ficar na História do FC Porto com vários páginas douradas... mas uma "mancha" com tons de azul-vermelho-amarelo acabaria por marcar o seu primeiro ano como treinador no Dragão. Na recepção ao Atlético CP, que militava na 3ª Divisão, a "turma" de Jesualdo Ferreira não resistiu ao intenso "perfume" de um autêntico Tomba-Gigantes... o 1-0 (golo de David Costa) da equipa da Tapadinha "congelou" as hostes portistas mas deu cor à Taça de Portugal. A viagem do Atlético terminaria na 6ª ronda, da mesma forma que os seus "colegas" de divisão, Bragança, com um 1-0 frente a uma equipa da Primeira Divisão.
Traineira da Figueira da Foz "afunda" Porta-aviões Leonino
youtube embed goes here!
A Naval 1º de Maio que, em 2002/2003, militava na 3ª divisão decidiu fazer uma "visita" ao Sporting CP nos Quartos-de-final da Competição e ganhou com um golo de Costé. Nem César Prates, Pablo Contrerar, Mário Jardel fizeram a diferença, naquele que foi um dos primeiros jogos a titular de Cristiano Ronaldo ao serviço dos Leões. A Naval acabaria eliminada nas meias-finais, mas já tinha eliminado os leões e o Braga no decorrer da sua caminhada memorável.
Leixões...da 3ª divisão à Europa!
youtube embed goes here!
O Leixões, que já andou na Primeira Divisão e agora é um "habitué" da Segunda, fez uma das maiores "graçinhas" do futebol português ao chegar à final da Taça de Portugal em 2001-2002. A formação que joga em Matosinhos, no Estádio do Mar, chegou até à final da competição em 2002 onde perdeu por 1-0 para o Sporting CP daquela dupla incrível composta por Mário Jardel e João Vieira Pinto. Mas a caminhada do Leixões veio desde a 2ª eliminatória até à final, com vitórias ante Pevidém, Moreirense, Portimonense e Braga. Jogavam lá históricos como Pedras, Antchouet, Bruno China ou Nuno Silva!
Faltou um para "Bingo"!
youtube embed goes here!
Em 2000/2001 o Famalicão, da 3ª divisão, ia dando um Tomba-Gigantes estupendo já que somou vitórias ante o Belenenses e Gil Vicente, equipas da 1ª. A formação famalicense recebeu no seu reduto o Sporting CP e num jogo incrível, foram os "pequenos" a fazer o 1º golo do jogo. O Sporting reagiu e conquistou uma vitória suada e complicada... Belenenses e Gil Vicente ficaram como "vítimas" de uma equipa que já em 2000 tinha pregado um "susto" ao FC Porto
Aquela "terra" a caminho de Guimarães onde vários tropeçaram...
O Moreirense tem vindo a preencher a História do Futebol português com brilhantismo... a Taça da Liga conquistada na época passada, foi só o "somar" de um projecto bem curioso do futebol Nacional. Já em 1999/2000 foram os "culpados" pela eliminação de equipas como Santa Clara, Académica de Coimbra e Vitória de Guimarães. Só foram parados na meia-final ante o Sporting CP que teve muito trabalho para eliminar os cónegos. O golo de Ayem trouxe a final aos leões, mas por pouco não consentiram um empate... foi este o início da história do Moreirense!
Alguém se lembra do Torreense?
youtube embed goes here!
A formação de Torres Vedras recebeu no ano de 1998, o Futebol Clube do Porto e, para espanto dos adeptos portugueses, os campeões nacionais tropeçaram, e de que maneira, em casa. O Torreense militava na Segunda Liga e sonhava em regressar ao escalão máximo do futebol português, mas quem é que podia alguma vez imaginar que teriam a capacidade para abater o campeão português? O 1-0 (por Cláudio Oeiras) aos 86' congelou as Antas e seria mesmo a equipa do Torreense a seguir em frente na Taça de Portugal. Fernando Santos era o treinador dos Dragões
Leiria faz falta cá em cima!
O União de Leiria, antes da descida, era uma equipa vibrante, diferente e bem competente tendo chegado a ir à Europa, numa equipa onde despontou Nuno Valente, Derlei e José Mourinho. Há 20 anos atrás, os leirienses chegaram a ir às meias-finais da Taça de Portugal, quando ainda eram uma da Segunda Divisão (coincidentemente subiriam nesse ano como campeões da Segunda). Eliminaram o Imortal, GD Chaves (no penúltimo ano na Primeira Divisão) e a super-equipa do Boavista. Nas meias-finais jogaram frente ao FC Porto, que viria a ganhar o jogo após os 120 minutos, com um golo de Mielcarski aos 111. Uma exibição de classe e raça que ia "decapitando" o Dragão, que teve muita sorte em passar em Leiria.