10 Tombas-Gigantes da Taça de Portugal

A Taça de Portugal é uma competição decididamente feita para os Tomba-Gigantes... o que há a perder para além de uma eliminatória? 

Escolhemos desde os típicos tomba-gigantes aos que conquistaram a Taça de Portugal de uma forma inexplicável ou que realizaram uma caminhada imparável

10 Tomba-Gigantes dos últimos 20 anos!

Fair Play
Criado por Fair Play (User Generated Content*)User Generated Content is not posted by anyone affiliated with, or on behalf of, Playbuzz.com.
em 14 de out. de 2017
Help Translate This Item

As Chaves para derrotar os Grandes!

Sporting CP e FC Porto tiveram o "azar" de apanhar o enorme GD Chaves na Taça de Portugal em 2017. A equipa transmontana "aguentou" a pressão de jogar contra dois históricos do futebol português e fez das "tripas-coração" conquistando a vitória nos penaltis aos Dragões e derrotando os Leões num grande golo de Ponck. Na meia-final caíram perante um golo de Moussa Marega, que ditou o final das duas mãos num empate 3-3, mas com vantagem para os rivais do Vitória de Guimarães

E aqui nasceu Portugal!

O Vitória SC, mais conhecido como "Guimarães", realizou uma caminhada estupenda até à conquista do troféu em 2012/2013. Sobreviveu três idas ao prolongamento e duas marcações de grandes penalidades frente ao Setúbal, Marítimo e Braga... nas meias-finais tiveram o par de jogos até mais fácil ante o Belenenses para depois "levar" com o SL Benfica de Jorge Jesus na final. O encontro começou mal com um golo de Gaitán, mas uma segunda-parte de luxo deu vitória aos vimaranenses... Soudani e Ricardo Pereira foram os "heróis" de uma tarde inesquecível!

A última grande lição... antes do interregno

Quem diria que a Académica em 2012 iria estar na final da Taça de Portugal? Quase ninguém. Numa equipa onde despontava Marinho, Diogo Valente e, principalmente, Adrien Silva, a Académica foi de par em passo até chegar à final. Derrotou o FC Porto por 3-0 e depois foi somando vitórias até chegar à final onde esperava o Sporting CP. Num jogo inteligente, frio e eficaz, a Académica venceu com um golo de Marinho aos 4'... quem diria que em 2017 estariam a lutar pela sobrevivência financeira e desportiva na Segunda Liga?

Jovem Atlético surpreende Ancião do Porto

Jesualdo Ferreira tinha chegado nesse ano ao Dragão e acabou por ficar na História do FC Porto com vários páginas douradas... mas uma "mancha" com tons de azul-vermelho-amarelo acabaria por marcar o seu primeiro ano como treinador no Dragão. Na recepção ao Atlético CP, que militava na 3ª Divisão, a "turma" de Jesualdo Ferreira não resistiu ao intenso "perfume" de um autêntico Tomba-Gigantes... o 1-0 (golo de David Costa) da equipa da Tapadinha "congelou" as hostes portistas mas deu cor à Taça de Portugal. A viagem do Atlético terminaria na 6ª ronda, da mesma forma que os seus "colegas" de divisão, Bragança, com um 1-0 frente a uma equipa da Primeira Divisão.

Traineira da Figueira da Foz "afunda" Porta-aviões Leonino

youtube embed goes here!

A Naval 1º de Maio que, em 2002/2003, militava na 3ª divisão decidiu fazer uma "visita" ao Sporting CP nos Quartos-de-final da Competição e ganhou com um golo de Costé. Nem César Prates, Pablo Contrerar, Mário Jardel fizeram a diferença, naquele que foi um dos primeiros jogos a titular de Cristiano Ronaldo ao serviço dos Leões. A Naval acabaria eliminada nas meias-finais, mas já tinha eliminado os leões e o Braga no decorrer da sua caminhada memorável.

Leixões...da 3ª divisão à Europa!

youtube embed goes here!

O Leixões, que já andou na Primeira Divisão e agora é um "habitué" da Segunda, fez uma das maiores "graçinhas" do futebol português ao chegar à final da Taça de Portugal em 2001-2002. A formação que joga em Matosinhos, no Estádio do Mar, chegou até à final da competição em 2002 onde perdeu por 1-0 para o Sporting CP daquela dupla incrível composta por Mário Jardel e João Vieira Pinto. Mas a caminhada do Leixões veio desde a 2ª eliminatória até à final, com vitórias ante Pevidém, Moreirense, Portimonense e Braga. Jogavam lá históricos como Pedras, Antchouet, Bruno China ou Nuno Silva!

Faltou um para "Bingo"!

youtube embed goes here!

Em 2000/2001 o Famalicão, da 3ª divisão, ia dando um Tomba-Gigantes estupendo já que somou vitórias ante o Belenenses e Gil Vicente, equipas da 1ª. A formação famalicense recebeu no seu reduto o Sporting CP e num jogo incrível, foram os "pequenos" a fazer o 1º golo do jogo. O Sporting reagiu e conquistou uma vitória suada e complicada... Belenenses e Gil Vicente ficaram como "vítimas" de uma equipa que já em 2000 tinha pregado um "susto" ao FC Porto

Aquela "terra" a caminho de Guimarães onde vários tropeçaram...

O Moreirense tem vindo a preencher a História do Futebol português com brilhantismo... a Taça da Liga conquistada na época passada, foi só o "somar" de um projecto bem curioso do futebol Nacional. Já em 1999/2000 foram os "culpados" pela eliminação de equipas como Santa Clara, Académica de Coimbra e Vitória de Guimarães. Só foram parados na meia-final ante o Sporting CP que teve muito trabalho para eliminar os cónegos. O golo de Ayem trouxe a final aos leões, mas por pouco não consentiram um empate... foi este o início da história do Moreirense!

Alguém se lembra do Torreense?

youtube embed goes here!

A formação de Torres Vedras recebeu no ano de 1998, o Futebol Clube do Porto e, para espanto dos adeptos portugueses, os campeões nacionais tropeçaram, e de que maneira, em casa. O Torreense militava na Segunda Liga e sonhava em regressar ao escalão máximo do futebol português, mas quem é que podia alguma vez imaginar que teriam a capacidade para abater o campeão português? O 1-0 (por Cláudio Oeiras) aos 86' congelou as Antas e seria mesmo a equipa do Torreense a seguir em frente na Taça de Portugal. Fernando Santos era o treinador dos Dragões

Leiria faz falta cá em cima!

O União de Leiria, antes da descida, era uma equipa vibrante, diferente e bem competente tendo chegado a ir à Europa, numa equipa onde despontou Nuno Valente, Derlei e José Mourinho. Há 20 anos atrás, os leirienses chegaram a ir às meias-finais da Taça de Portugal, quando ainda eram uma da Segunda Divisão (coincidentemente subiriam nesse ano como campeões da Segunda). Eliminaram o Imortal, GD Chaves (no penúltimo ano na Primeira Divisão) e a super-equipa do Boavista. Nas meias-finais jogaram frente ao FC Porto, que viria a ganhar o jogo após os 120 minutos, com um golo de Mielcarski aos 111. Uma exibição de classe e raça que ia "decapitando" o Dragão, que teve muita sorte em passar em Leiria.

These are 10 of the World CRAZIEST Ice Cream Flavors
Created by Tal Garner
On Nov 18, 2021